SEGUIDORES

quarta-feira, 27 de abril de 2011

PASTORES SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS !

“Dar-vos-ei pastores segundo o meu coração, que vos apascentem com conhecimento e inteligência”.
Jr. 3.15 
         
            
       Na Bíblia há vários textos que comparam as pessoas às ovelhas. Mas, por que a ovelha é comparada ao ser humano? Na verdade, a ovelha precisa ser pastoreada: guardada, cuidada, alimentada, curada e dirigida ao descanso pelo pastor que a conduz. E, da mesma forma, nós,  enquanto Igreja do Senhor necessitamos destes mesmos cuidados. É por isso que essa analogia, PASTOR e OVELHA, mostra um belo retrato do amor de Deus por seu povo.


QUAIS SÃO AS CARACTERÍSTICAS DO PASTOR SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS?



I – Ele é chamado por Deus para o Ministério Pastoral:


 “E ele deu uns para apóstolos, outros para profetas, e outros para evangelistas e outros para pastores e doutores”.
                             Ef. 4.11

            Este verso alista os dons para os ministérios que Cristo deu à Igreja! Paulo declara que esses dons foram dados para preparar o povo de Deus e dar crescimento e desenvolvimento espiritual à Igreja. Vejamos:

APÓSTOLOS - apostello (grego) - Significa, enviar alguém com missão especial: mensageiro ou representante pessoal de quem o envia.  O termo foi designado aos primeiros missionários cristãos e aos que foram comissionados por Jesus para pregar o Evangelho e estabelecer a Igreja: Foram doze os apóstolos! Eram servos itinerantes que arriscavam suas vidas em prol da propagação do evangelho. Hoje os denominamos: missionários!

PROFETAS No Novo Testamento, eram homens que proclamavam, cheios do Espírito Santo, a Palavra de Deus. Era o pregador: sua mensagem visava admoestar, exortar, animar, consolar e edificar: Exemplo:

Pedro, além de apóstolo era também profeta de Deus (At. 2.14-36 - pregação no dia de Pentecostes), (At. 3.12-16 na cura do coxo).  1 Co.14.3“Mas o que profetiza fala aos homens para edificação,  exortação e consolação”.

EVANGELISTAS - Eram homens de Deus capacitados e comissionados para também anunciar o Evangelho, essa função de anunciar implicava o poder da salvação conforme vemos o exemplo a seguir:

Filipe - At. 21.8 “Partindo no dia seguinte, fomos a Cesaréia; e entrando em casa de Felipe, o evangelista, que era um dos sete, ficamos com ele”. At.8. 6 “As multidões escutavam, unânimes, as coisas que Filipe dizia, ouvindo-o e vendo os sinais que operava”.  Filipe pregou o Evangelho e muitos foram salvos e batizados em águas com sinais e curas, milagres e libertação, sinais estes, que acompanhavam as suas pregações.

DOUTORES OU MESTRES - Aqueles que tem de Deus um dom especial para esclarecer, expor ou proclamar a Palavra de Deus afim, de edificar o corpo de Cristo.  - preservando a verdade e produzindo a santidade na igreja.

PASTORES - São aqueles que dirigem a Igreja e cuidam de suas necessidades espirituais. São chamados:

·        Presbíteros ou anciãos – At.20.17 “De Mileto mandou a Éfeso chamar os anciãos da igreja” ou Tito 1.05.

·        Bispos -  1 Tm. 3.1,2 - “Fiel é esta palavra: Se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja. Convém, pois, que o bispo (episkopo) seja irrepreensível, marido de uma só mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar”.

A palavra Bispo: (gr) episkopos”, significa aquele que tem a responsabilidade pastoral; Nem quero tecer comentários acerca da hierarquia que estão criando ultimamente no meio evangélico: pastor – apóstolo – bispo. O pastor chamado por Deus se enquadra no padrão bíblico de  1 Tm. 3.1,2 e deve ser:

a) Irrepreensível: saber se comportar, ser equilibrado, ser idôneo (maduro), não neófito (novo na fé) conforme 1 Tm 1.6).

b) Marido de uma só mulher – gr. “mias gunaikos” (genitivo atributivo) ou seja, “marido de uma única mulher”.

c) Vigilante - deve cuidar dele e dos outros - At. 20.28 “Olhai por vós e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos (grifo meu)para apascentardes a Igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue”.

d) Sóbrio - maduro, equilibrado, consciente de suas responsabilidades);

e) Honesto - quantos "falsos pastores" estão lesando os próprios membros;

f) Hospitaleiro 

f) Apto para ensinar - o pastor pode ser um mestre, mas nem sempre um mestre é um pastor.


II – Ele alimenta e cuida do rebanho:

Jr. 23.1-4 Ai dos pastores que destroem e dispersam as ovelhas do meu pasto, diz o SenhorPortanto assim diz o Senhor, o Deus de Israel, acerca dos pastores que apascentam o meu povo: Vós dispersastes as minhas ovelhas, e as afugentastes, e não as visitastes. Eis que visitarei sobre vós a maldade das vossas ações, diz o Senhor. E eu mesmo recolherei o resto das minhas ovelhas de todas as terras para onde as tiver afugentado, e as farei voltar aos seus apriscos; e frutificarão, e se multiplicarão. E levantarei sobre elas pastores que as apascentem, e nunca mais temerão, nem se assombrarão, e nem uma delas faltará, diz o Senhor.

            A Bíblia nos mostra alguns tipos de pastores:

a) Pastor que vai por detrás, impelindo as ovelhas - é aquele que se importa apenas em usufruir da gordura e da lã e depois afugenta a ovelha;

b) Pastor que vai adiante conduzindo o rebanho: Sl 77.20 ; Sl 78.52 eSl. 80.1

c) Pastor que afugenta as feras: 1 Sm 17.34-36

d) Pastor que alimenta a ovelha em pastos verdejantes: 1 Cr. 4.39,40 eSl 23.2 “Deitar-me faz em pastos verdejantes; guia-me mansamente a águas tranqüilas”.

e) Pastor que apascenta com conhecimento e inteligencia:Conhecimento na Palavra e Inteligência pra aconselhar, tomar decisões, corrigir como um pai corrige seu filho:

f) Pastor que busca a ovelha perdida/desgarrada: Ez. 34.12 “Como o pastor busca o seu rebanho, no dia em que está no meio das suas ovelhas dispersas, assim buscarei as minhas ovelhas. Livrá-las-ei de todos os lugares por onde foram espalhadas, no dia de nuvens e de escuridão.” Lc.15.4-6 “Qual de vós é o homem que, possuindo cem ovelhas, e perdendo uma delas, não deixa as noventa e nove no deserto, e não vai após a perdida até que a encontre? E achando-a, põe-na sobre os ombros, cheio de júbilo; e chegando a casa, reúne os amigos e vizinhos e lhes diz: Alegrai-vos comigo, porque achei a minha ovelha que se havia perdido.”


III – Ele é o Atalaia, o Vigia Espiritual da Igreja
:


Ez.3.17 Filho do homem, eu te dei por atalaia sobre a casa de Israel; quando ouvires uma palavra da minha boca, avisá-los-ás da minha parte.”

Ez.33.6 “Mas se, quando o atalaia vir que vem a espada, não tocar a trombeta, e não for avisado o povo, e vier a espada e levar alguma pessoa dentre eles, este tal foi levado na sua iniqüidade, mas o seu sangue eu o requererei da mão do atalaia”.

            O pastor segundo o coração de Deus é aquele que direciona a ovelha, porque está alerta em todo o tempo vigiando o seu rebanho. Por causa disto devemos ouvir a voz do nosso pastor obedecendo-o, como está escrito:

Heb. 13.17 “Obedecei aos vossos pastores, sendo-lhes submissos; porque velam por vossas almas como quem há de prestar contas delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil”.

            Enfim, os dons para os ministérios que Cristo deu à Igreja citados no início deste artigo têm como objetivo cumprir o que está escrito na seqüência de Efésios 4.11 que diz:

"12 tendo em vista o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; 13 até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, ao estado de homem feito, à medida da estatura da plenitude de Cristo; 14 para que não mais sejamos meninos, inconstantes, levados ao redor por todo vento de doutrina, pela fraudulência dos homens, pela astúcia tendente à maquinação do erro; 15antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, 16 do qual o corpo inteiro bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, efetua o seu crescimento para edificação de si mesmo em amor".




            Deus abençoe os pastores que são realmente chamados pelo Senhor e que têm dedicado suas vidas para apresentar o rebanho de Cristo confiado em suas mãos, como obreiros que não têm do que se envergonhar! Oremos pela liderança da Igreja do Senhor!

      Créditos a:   Rose Prado - http://roseprado.blogspot.com/

domingo, 24 de abril de 2011

Encontro de Superintendentes e Professores de EBD

ESPED - Encontro de Superintendentes e Professores de EBD

Amados Pastores, para expansão e crescimento  da Escola Bíblica Dominical, e com a informação que tive do término do CAPED (Curso de Aperfeiçoamento de Professores de Escola Dominical), ministrado pela CPAD desde 1974, achei por bem juntar-me a outros  grandes conhecedores e professores de Escola Bíblica Dominical, e montar um curso de baixo custo para as Igrejas e que as mesmas tenham grandes ganhos. Tanto material como espiritual.

Encontro de Superintendentes e Professores de Escola Bíblica Dominical - (ESPED), tem as seguintes matérias/professores, para o primeiro encontro: Reflexões sobre a conduta espiritual, disciplinar e pedagógica do professor da Escola Dominical – Professora MARIA VALDAA primazia da Palavra de Deus como elemento essencial na formação do pensamento do educador cristão – Pastor FERNANDO PORTUGAL; e Gestão de Escola Bíblica Dominical – Pastor GUALTER GUEDES. Importante ressaltar que se houver interesse da Igreja que haja continuidade do ensino,temos todas as matérias para serem ministradas até o quinto encontro, podendo assim, a Igreja fazer em cada ano a partir do primeiro, o segundo, o terceiro, o quarto e o quinto encontro de professores de EBD. Caso queira conhecer todas as matérias, e escolher a que queira ser aplicada em sua Igreja, pois o Pr. Conhece a necessidade e seu rebanho, entrar em contato conosco que mandaremos todas as matérias até o quinto encontro e poderá escolher a que deseja ser aplicada.

O Curso terá seus dias de ministração, conforme a necessidade da Igreja.
Exemplos:
Pode ser em três dias, sendo: uma matéria ministrada a cada noite tendo o seu começo às 19:00hs. (QUIN, SEX, SAB)
Pode ser feito em um dia, com duas matérias pela manhã e uma a tarde, neste caso poderia ser dado um almoço, caso a Igreja assim queira.
Pode ser feito em dois dias, sendo, uma matéria às 19:00hs na sexta-feira e as outras duas começando às 17:00hs de sábado.
- Podendo ser da maneira que a Igreja assim desejar.

A EBD é de suma importância para o crescimento da Igreja e o aprimoramento de seus professores juntamente com seu superintendente é de grande importância para este crescimento. O investimento feito na Escola Bíblica Dominical é exatamente a essência da palavra “investimento”, pois o retorno é certo, e fazendo corretamente, se torna eficaz.

PROFESSORES E MATÉRIAS DO PRIMEIRO ENCONTRO

Professora MARIA VALDA, com o tema: "REFLEXÕES SOBRE A CONDUTA ESPIRITUAL, DISCIPLINAR E PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DA EBD".



A professora MARIA VALDA, foi membro do Ministério de Cordovil por 33 anos,  e nestes 33 anos foi durante 23 anos professora da Escola Dominical. Exerceu no Ensino as seguintes funções: Professora no IPB (Instituto Bíblico Pentecostal), Professora do IBE, Professora da EMAD (Escola de Missões das Assembléias de Deus - CGADB), e Atualmente é Diretora/Professora no SEBEP (Seminário Bíblico Estudando a Palavra). 


Pr. FERNANDO PORTUGAL, com o tema: "A PRIMAZIA DA PALAVRA DE DEUS COMO ELEMENTO ESSENCIAL NA FORMAÇÃO DO PENSAMENTO DO EDUCADOR CRISTÃO".

O Pr. Fernando Portugal, pessoa de grande conhecimento Bíblico, Conferencista, professor de várias matérias em Seminário Teológico, Professor do Estudo de Professores do Ministério de Cordovil etc... Professor dos Seminários:  EPOE (Escola de Preparação de Obreiros Evangélicos-RJ), IBED (Instituto Bíblico Estrêla de Davi) e outros. 



Pr. GUALTER GUEDES, com o tema: "GESTÃO DE ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL".

Pr. Gualter Guedes é Graduado em Teologia pela Faculdade de Ciências, Educação e Teologia do Norte do Brasil - FACETEN, com Reconhecimento do MEC. Conferencista, foi Professor/Vice-Superintendente de EBD Ministério de Cordovil. Fundador/Professor do Seminário SETEGIMI (Seminário Teológico Gideões Missionários no RS). Diretor Pedagógico/Professor do SEADJA (Seminário Evangélico da Ass. Deus em Jardim América). Diretor/Professor do IBED (Instituto Bíblico Estrêla de Davi - Ministério de Cordovil). 


Pr. GUALTER GUEDES

sábado, 16 de abril de 2011

RESTAURAÇÃO DE DEUS NA TRAGÉDIA


Restauração de Deus na Tragédia
Referência: Jó 1, 2, 42
INTRODUÇÃO
1.Um esforço concentrado do inferno para destruir a família
A família está sendo bombardeada com arsenal pesado. Há torpedos mortíferos apontados para a família. É a crise conjugal. É crise dos jovens. É a crise dos valores.
A família está perdida. A educação moderna está perdida. As instituições não sabem o que fazer para reverter essa crise.
2.Seis áreas básicas que o inimigo tenta atacar em nossa vida
a) Nosso relacionamento com Deus
b) Finanças
c) Filhos
d) Saúde
e) Casamento
f) Amizades.
3.Deus proclama o caráter de Jó – 1.8
Deus conhece os que são seus. Deus conhece sua vida. Ele sabe quem é você. Ele sabe o que você não faz e o que você faz. Ele conhece seus pensamentos, seus desejos, seus sonhos. Deus elogia Jó pela sua piedade e integridade.
4.Satanás levanta suspeitas sobre as motivações de Jó – 1.9-11
Ele disse que Jó serve a Deus por interesse.
Disse que Jó serve a Deus porque Deus o tem enriquecido.
Satanás acusa Jó de amar mais o dinheiro, os filhos e a saúde do que a Deus.
5.Deus constitui Jó como seu advogado na terra – 1.12
Deus confia em Jó. Jó não sabia, mas ele havia sido constituído como advogado de Deus na terra ao passar pelas duras provas e revezes da vida. Se Jó naufragasse, era o nome e a reputação de Deus que estava em jogo.
I.OS TORPEDOS DO INFERNO NA FAMÍLIA DE JÓ
1.Satanás acatou os bens de Jó – 1.13-20
a) Ele usou homens – sabeus e caldeus roubaram e saquearam os rebanhos de Jó. Ele foi espoliado, roubado. Jó decretou falência. Foi à bancarrota. Abriu concordata.
b) Ele usou fogo – queimou ovelhas e servos (1.16).
Jó sendo o homem mais rico do Oriente, ficou pobre, sem crédito. Sua empresa faliu, seu negócio acabou.
A crise financeira é a crise de muitas famílias hoje. É o investimento que não deu certo. É o negócio que se frustrou. É a empresa que não reage. É a globalização que solapou sua estabilidade. É o jovem que sai da Faculdade sem perspectiva de emprego. É o pai de família que é mandado embora aos 50 anos e não arranja mais emprego.
Talvez um acidente, uma tragédia, uma mudança de política na empresa pegou você de surpresa e pôs sua vida financeira de cabeça para baixo. Tudo que você construiu durante anos foi de água para baixo.
2.Satanás atacou os filhos de Jó – 1.19
a) Jó era um pai exemplar (1.4,5) – Jó inspirava amizade no coração dos filhos (1.4). Ele tinha comunhão com os filhos (1.5). Ele santificava os filhos (1.5). Ele orava por todos os filhos (1.5). Ele orava pelos filhos de madrugada e continuamente (1.5). Ele priorizava a vida espiritual dos filhos.
b) Satanás atacou os filhos de Jó num dia de festa e comunhão familiar – Todos os filhos morreram num único desastre. Jó vai para o cemitério sepultar todos os seus 10 filhos de uma única vez. Sua dor é indescritível. Jó raspou a cabeça, mostrando que a sua glória havia apagado.
c) Os amigos de Jó o acusam – Disseram que a habitação de Jó havia sido amaldiçoada (5.3). Disseram que seus filhos haviam sido desamparados e destruídos (5.4). Disseram que seus filhos eram rebeldes e por isso Deus os havia destruído (8.4).
d) Quem sabe este é dilema da sua vida hoje – Há muitos filhos que estão sendo atingidos pelos dardos inflamados do maligno. Há muitos pais e mães que estão chorando pelos filhos. Há muitos filhos que estão no mundo, no vício, no pecado. Quem sabe seus filhos são rebeldes, desobedientes e isso está acabando com você.
3.Satanás atacou a saúde de Jó – 2.4-6
Satanás achou que Jó amava mais a sua pele do que a Deus.
Jó então foi ferido: infecção, mau hálito, dor, pele necrosada, corpo encarquilhado. Raspava suas feridas com cacos de telha.
As pessoas cuspiam nele. Seus ossos ardiam. Formavam-se bolhas de pus e ele mordia nessas bolhas para aliviar sua dor.
Sua dor foi tão grande que ele: 1) Desejou morrer no ventre da mãe (3.11; 10.18); 2) Desejou morrer ao nascer (3.11); Desejou que os seios de sua mãe estivessem murchos para morrer de fome (3.12); 4) Procurou e desejou a morte, mas a morte fugiu dele (3.21,22).
Quem sabe você vive o drama de uma enfermidade na família, uma doença crônica, um diagnóstico sombrio e uma cirurgia iminente.
4.Satanás atacou o casamento de Jó – 2.9,10
A mulher de Jó não suportou a pressão. Ela estava acostumada com o sucesso e não com o sofrimento. Ela estava acostumada com as glórias da prosperidade e não com o vale da adversidade.
Ele se insurgiu contra Deus, blasfemou contra ele, ergueu os punhos contra o céu e ordenou seu marido a romper com Deus e morrer.
Jó enfrenta o drama da crise conjugal. Do abandono da esposa na hora da sua maior solidão e aflição. É a dor que supera o romance. É a revolta mostra a carranca. É a crise no casamento que se instala. É o divórcio do cônjuge e depois dos filhos.
5.Satanás atacou as amizades de Jó
Eles são amigos – Vêm de longe.
Eles são solidários – Choram
Eles acusam Jó de:
a) Dizem que Jó não é convertido – 22.21-30ç
b) Dizem que Jó é um pecador endurecido – 11.3
c) Dizem que Jó é rebelde contra Deus – 34.35-37
d) Dizem que Jó é hipócrita – 4.3-5
e)Dizem que Jó é adúltero – 8.6,7ç 22.5
f)Dizem que Jó é ladrão – 18.19
g)Dizem que Jó é explorador dos pobres – 22.6
h)Dizem que Jó é insensível às necessidades dos aflitos – 22.7,9
i) Dizem que Jó é louco – 5.2
Quem sabe seus amigos mais achegados se voltam contra você: é a decepção, a mágoa, a traição, a acusação insolente, injusta.
II. A ATITUDE DE JÓ DIANTE DO DRAMA DO SOFRIMENTO
1.Jó desaba com Deus sobre sua dor
Jó, na sua angústia levou aos céus 16 vezes a pergunta: POR QUE.
a) Por que estou sofrendo
b) Por que perdi meus filhos
c) Por que Deus não responde minhas orações
d) Por que perdi meus bens
e) Por que meu casamento acabou
f) Por que meus amigos me acusam
g) Por que Deus não me mata
Jó estava cheio de queixas. Ele levantou 34 queixas contra Deus.
2.Ninguém entendeu a causa do sofrimento de Jó
a) Satanás – Ele serve a Deus por interesse.
b) A mulher de Jó – Revolta-se contra Deus, abandona-o e pede ao marido para desistir de Deus e morrer.
c) Seus amigos – A causa são os pecados de Jó.
d) Jó – acha que suas aflições foram impostas por Deus.
e) Ninguém discerniu que era Satanás que estava atacando Jó. Ilustração: SARA.
III. A INTERVENÇÃO DE DEUS NA RESTAURAÇÃO DE JÓ
1.Deus não respondeu sequer um dos questionamentos de Jó, mas faz-lhe 70 perguntas.
Onde estavas tu quando eu lançava os fundamentos da terra
Onde estavas tu quando eu espalhava as estrelas no firmamento.
Onde estavas tu quando eu punha limite nas águas do mar.
Deus mostrou para Jó sua soberania.
Quando não pudermos entender o que Deus está fazendo: podemos saber que ele está no controle e é nosso Pai.
2.Tudo que Satanás intentou contra Jó, Deus reverteu em bênção
Satanás tentou afastar Jó de Deus, mas Jó ficou mais perto do Senhor.
Satanás tentou destruir a confiança de Jó através do sofrimento, mostrando que Deus não era nem soberano nem amor; mas Jó se curva diante da soberania de Deus – Ilustração – O satanista que enviou uma compra para uma crente em necessidade.
Satanás tentou azedar o coração de Jó com mágoa de seus amigos, mas Jó intercede por eles.
Satanás tentou tirar tudo de Jó, mas Deus devolveu-o em dobro.
Jó compreendeu seis coisas:
1) Ele entendeu que não há crise que Deus não possa reverter – “Bem sei que tudo podes…” (42.2);
2) Ele entendeu que os desígnios de Deus não podem ser frustrados: “E nenhum dos teus desígnios pode ser frustrado” (42.2);
3) Ele admitiu que o seu conhecimento de Deus era superficial – “Eu te conhecia só de ouvir” (42.5);
4) Ele passou a conhecer a Deus de forma mais profunda a pessoal – “… mas agora os meus olhos te vêem” (42.5);
5) Ele reconheceu sua precipitação no falar – “Na verdade falei do que não entendia; coisas maravilhosas demais para mim, coisas que eu não conhecia” (42.3);
6) Ele passou a conhecer profundamente a si mesmo – “Por isso me arrependo no pó e na cinza” (42.6).
3.Deus restaurou a sorte de Jó
Deus restaurou todas as áreas atingidas na vida de Jó:
a) Deus restaurou os bens de Jó – dando-lhe o dobro. Hoje Deus pode por em ordem sua vida financeira. Ele pode reerguer você. Ele é o Deus da provisão.
b) Deus restaurou a saúde de Jó – Viveu mais 140 anos. Ele viu seus filhos e os filhos de seus filhos. Ele teve uma vida longa e feliz. Deus pode curar suas enfermidades. Deus pode lhe dar a alegria de ver seus filhos crescendo, se casando. Deus pode lhe dar a alegria de ver seus netos e sendo instrumentos de bênção no mundo.
c) Deus restaurou o casamento de Jó – O casamento de Jó foi curado, transformado. Acabou a mágoa, a revolta, o esfriamento. Deus é especialista em reparar vasos quebrados. Para Deus não há causa perdida nem casamento perdido. Talvez você pensa que o divórcio é a única saída. Mas Jesus pode transformar a água em vinho.
d) Deus restaurou os filhos de Jó – Agora, Jó tem 10 filhos no céu e 10 filhos na terra. Não deu o dobro, porque não perdemos os nossos filhos com a morte. Seus filhos são filhos da promessa. Não abra mão de seus filhos. Aqueles filhos que hoje podem estar lhe trazendo dor, amanhã serão baluartes nas mãos de Deus.
e) Deus restaurou os amigos de Jó – Em vez de guardar mágoa das pessoas que falam mal de você, ore por eles. Porque através da intercessão Deus vai curar você e perdoar seus amigos.
CONCLUSÃO
Deus pode restaurar sua família. Deixe de murmurar. Dobre os joelhos e comece a orar e os céus se manifestarão;
Foi quando Jó começou a orar que a sua cura brotou.
Jó começou esse processo tendo Deus como o ponto principal de relacionamento e terminou com Deus em primeiro lugar.