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quinta-feira, 28 de junho de 2012

OS MAIORES PENSADORES DE TODOS OS TEMPOS

SEGUNDA-FEIRA, 28 DE MAIO DE 2012


Os Maiores Pensadores de todos os tempos


      BERNADO TORO        







O que pensou
Elaborou os “Códigos da Modernidade”, que são sete competências mínimas para a participação produtiva e a inserção social do ser humano no século 21. Para desenvolvê-los, o ensino deve ser contextualizado, o que significa tratar de assuntos que fazem sentido na vida dos alunos.
Frase
“A escola tem a obrigação de formar jovens capazes de criar, em cooperação com os demais, uma ordem social na qual todos possam viver com dignidade”



ANTONIO NÓVOA 



Nascido em 1955 Onde nasceu
Portugal
O que pensou
Nóvoa sustenta que o desafio dos profissionais da área escolar é manterem-se atualizados sobre as novas metodologias de ensino e desenvolverem práticas pedagógicas eficientes. Para ele, nenhuma reforma educacional tem valor se a formação de docentes não for encarada como prioridade.
Frase
"O aprender se concentra em dois pilares: a própria pessoa, como agente, e a escola, como lugar de crescimento profissional permanente"


FERNADO HERNADEZ








Espanha .
O que pensou
Para Hernández a organização do currículo deve ser feita por projetos de trabalho, com atuação conjunta de alunos e professores. As diferentes fases e atividades que compõem um projeto ajudam os estudantes a desenvolver a consciência sobre o próprio processo de aprendizagem.
Frase
“Todas as coisas podem ser ensinadas por meio de projetos, basta que se tenha uma dúvida inicial e que se comece a pesquisar e buscar evidências sobre o assunto”

CÉSAR COLL SALVADOR


 
Espanha.
O que pensou
Seus estudos sobre o ensino e a aprendizagem escolar têm como base uma concepção construtivista de orientação sociocultural. Para ele, os conteúdos escolares que possuem relação com a vida do aluno são mais facilmente aprendidos. Destaca que o importante é aquilo que o aluno, efetivamente, aprende, e não o conteúdo transmitido pelo professor.
Frase
“Para que a criança atinja os objetivos finais de cada unidade didática, temos antes de identificar os fatos, conceitos e princípios que serão propostos; os procedimentos a considerar e os valores, normas e atitudes indispensáveis”

PHILIPPE PERRENOUD


 
Bienne, Suíça
O que pensou
Criou as dez novas competências para ensinar. Entre elas: organizar e dirigir situações de aprendizagem; administrar a progressão das aprendizagens; envolver os alunos em suas aprendizagens e em seu trabalho e trabalhar em equipe. Também trata dos temas: avaliação, pedagogia diferenciada e formação.
Frase
“Competência é a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades, informações etc.) para solucionar uma série de situações”



Rio+20 e a Educação.

SÁBADO, 16 DE JUNHO DE 2012

Rio+20 e a Educação.


   Estocolmo,1972, Rio ,1992, de 20 em 20 anos o planeta se reune com o objetivo de colocar a proteção da biosfera no centro da agenda política e legal.
Dessa vez, o encontro repetirá a cidade. A conferência chama-se Rio+20 e apresenta como novidade um debate sobre a economia verde e a erradicação da pobreza.
Oceanos, agricultura orgânica, os temas são muito variados mas no documento zero lançado pela ONU a educação tem um peso essencial.
Para começar, o documento estabelece como princípio que o acesso de todos a uma educação da qualidade é condição necessária para o desenvolvimento sustentável e inclusão social.
Em seguida, afirma que o caminho para alcançar esse objetivo passa pela ampliação do currículo, associando a sustentabilidade ao ensino de muitas matérias . O texto menciona também a necessidade de projetos de formação dos professores.
Como é um texto ainda para discussão mundial, não há nada especifico além da recomendação de transformar o desenvolvimento sustentável num modulo adaptável às diferentes matérias
Esta opção que deve sobreviver às discussões mundiais, significa um reforço à tese vitoriosa no Brasil de integrar o tema às matérias existentes e não criar uma disciplina estanque.
O mais interessante no documento da ONU é pedir às universidades que se transformem em espaços onde se aplica a visão de sustentabilidade, com projetos próprios nesse sentido.
Esta é uma tendência irresistível. O ensino da sustentabilidade não convence se, o colégio ou universidade, estiver fazendo o contrario do que se ensina.
Hoje, algumas universidades europeias controlam suas emissões de CO2, o gás mais importante no processo de aquecimento global. Elas definem com isso sua pegada ecológica e tratam de pensar caminhos para neutralizar suas próprias emissões.
Todos os temas, tais como o debate sobre o problema da juventude hoje, a ascensão da mulher, a situação das etnias que vivem nas florestas, interessam à educação.
No entanto, como o documento especifica o tema, abre-se um grande caminho para a contribuição dos professores e alunos. A sustentabilidade deve entrar nas escolas, como deve entrar, quais os caminhos criativos para torná-la interessante aos olhos dos estudantes
O documento zero da ONU afirma com lucidez que é preciso uma nova geração com valores adequados à nossa época para que o planeta tenha mais chance de sobreviver aos ataques que historicamente vem sofrendo.
A Rio+20 será uma grande convergência de esperança e boas intenções. E a educação, no sentido mais amplo, passa a ser a matéria prima de alguns desses sonhos.

domingo, 17 de junho de 2012

OS FILHOS DO AMBIENTALISMO





Dr. Fábio Blanco


Desconfia de quem se mostra demais solícito com as crianças, disposto a ensiná-las nos caminhos certos da vida moderna e a discipliná-las em um pensamento coerente com o que há de mais politicamente correto. Não deixes teus filhos à mercê dos educadores, das políticas educacionais e dos currículos escolares; eles não existem para tornar tuas crianças boas, mas moldadas conforme a imagem e semelhança dos poderes deste mundo.
Quando vejo, como vi em uma reportagem na tv, uma ecologista dizendo que concentrava seu trabalho de divulgação nas crianças, por serem elas um grande instrumento propagador das ideias ambientalistas, onde, talvez, a maioria das pessoas tenham visto amor, bondade e as melhores intenções, para mim, era como se o próprio Satanás estivesse, esfregando as mãos, avisando que eles, os pequenos, lhes pertencia.

Desde Rousseau, com seu Emílio, é possível perceber tal obsessão: a moldagem das mentes infantes segundo a visão de mundo de seus educadores. Não são os pais, em seu ambiente familiar, transmitindo os valores herdados e as características próprias da família os que devem assumir a educação, mas, sim, os representantes dos poderes maiores, como o Estado, o Globo e, quem sabe, até os seres dos ares.

Com isso, esvaem-se os vínculos, eliminam-se os elos. Todos são forjados segundo a Grande Mente global, e apenas se veem ligados a esta fraternidade mundial, que existe somente na cabeça de ideólogos de uma Nova Era onde o indivíduo não é ninguém em si mesmo, mas unicamente parte de um poder superior terreno.
Não abandones teus filhos! Não os largue na escola, ficando tu aliviado por poder tê-los controlados, por outros, durante algumas horas. Mais ainda, não abandones teus filhos às ideias propagadas em sala de aula. Pergunta, indaga, investiga. Deseja saber o que eles estão aprendendo e, no que puderes, destrói as armadilhas postas em suas mentes. Tu és o educador. Tu és o transmissor de valores. Tu sabes o que é bom para eles. Não permitas que eles transformem teus filhos em teus acusadores e delatores.

Quando ouço uma criança me repreender por alguma noção segundo a visão politicamente correta moderna, sinto-me no romance de Orwell e percebo que o escritor não era apenas um visionário, mas um profeta. Filhos denunciando pais, crianças informantes delatando amigos e familiares, tudo isso parecia, até bem pouco, apenas uma hipérbole sombria de um mundo opressivo. Mas não! Isso já está acontecendo e teus filhos estão sendo doutrinados para fazerem parte desse grande exército.

Não seja tu, também, um acólito das idiotices modernas. Informa-te sobre a verdade, rastreia a informação e descobre quem são aqueles que promovem a agenda que, com a desculpa de proteger a terra, pretende destruir seu maior tesouro: o homem em sua individualidade.


Divulgação: www.juliosevero.com

segunda-feira, 11 de junho de 2012

O ANO DE 1910...


AQUI ESTÃO ALGUMAS ESTATÍSTICAS PARA O ANO DE 1910:



O salário médio EUA em 1910 era de 22 centavos de dólar por hora. O trabalhador EUA média feita entre $ 200 e $ 400 por ano. Um contabilista competente poderia esperar ganhar US $ 2000 por ano, um dentista $ 2.500 por ano, um veterinário entre US $ 1.500 e US $ 4.000 por ano e um engenheiro mecânico cerca de US $ 5.000 por ano. Duas em cada 10 adultos não sabia ler nem escrever e apenas 6 por cento de todos os americanos tinham completado o ensino médio. Noventa por cento de todos os médicos não tinham nenhuma instrução de faculdade! Em vez disso, eles assistiram a chamada escola médicas, muitos dos quais foram condenados pela imprensa e pelo governo como "abaixo do padrão." A maconha, heroína, morfina e estavam todos disponíveis ao balcão nas farmácias locais de canto. Naquela época, os farmacêuticos, disse, "Heroin limpa a pele, dá dinamismo à mente, regula o estômago e intestinos, e é, na verdade, um guardião da saúde perfeita". Havia apenas 8.000 carros nos EUA e apenas 144 quilômetros de pavimentação estradas eo limite de velocidade máxima na maioria das cidades foi de 10 mph. Sugar custar quatro centavos a libra, os ovos eram quatorze centavos uma dúzia de café e tinha quinze centavos a libra. Mais de 95 por cento de todos os nascimentos ocorreram em casa. A maioria das mulheres só lavavam os cabelos uma vez por mês, e utilizado Borax ou gemas de ovos para shampoo e apenas 14 por cento dos domicílios dispunham de uma banheira e apenas 8 por cento tinham telefone.  A expectativa de vida média dos homens foi de 47 anos. As cinco principais causas de morte foram: pneumonia, tuberculose, diarreia, doença cardíaca e derrame. E havia apenas cerca de 230 assassinatos registrados em todo o Estados Unidos! Que diferença faz um século. Tente imaginar o que pode ser como nos outros 100 anos... se durar mais 100 anos?

quinta-feira, 7 de junho de 2012

O QUE É CORPUS CHRISTI?





É uma expressão latina que significa Corpo de Cristo.

O que é - É uma das grandes festas da Igreja Católica ocidental, celebrada na quinta-feira depois do domingo da Santíssima Trindade.

Finalidade - Comemorar a instituição do sacramento da eucaristia. A eucaristia, segundo o ensino romanista, diz respeito aos elementos da Santa Ceia, ou seja, o pão e o vinho. Na eucaristia estaria presente o corpo de Cristo. Sacramento é o conjunto de ritos e cerimônias que, segundo a teologia romana, confere graça divina.

O Corpus Christi começou oficialmente, em 1311, conforme determinação do papa Clemente V, que a tornou obrigatória. Porém, em 1246 o bispo Robert de Torote, de Liège, França, ordenou a celebração da festa em sua diocese.

Características da festa - O que mais caracteriza é a procissão, com milhares de fiéis, e os "andores monumentais que atravessam ruas atapetadas".

Observações - Corpus Christi nada tem a ver com o Corpo de Cristo, ou seja, com a Igreja, da qual Cristo é o cabeça, como diz a Bíblia:

"Assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros"  (Romanos 12.5)

"E sujeitou todas as coisas debaixo dos seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja, que é o SEU CORPO, a plenitude daquele que enche tudo em todos"   (Efésios 1.22-23).

Autor:  Pr Airton Evangelista da Costa

Fonte: 
Rede Social Cristã mail@doutrinacrista.ning.com

sexta-feira, 1 de junho de 2012

BÍBLIA E MISSÕES É TEMA DO VIII FÓRUM DE CIÊNCIAS BÍBLICAS


Bíblia e Missões é tema do VIII Fórum de Ciências Bíblicas
A Sociedade Bíblia do Brasil (SBB) tem o prazer de convidar você a participar do VIII Fórum de Ciências Bíblicas. Com o tema “Bíblia e Missões”, o encontro ocorrerá nos dias 21 e 22 de junho, no Centro de Eventos – Museu da Bíblia (MuBi), em Barueri (SP).

Na abertura do evento, no dia 21, a partir das 14h45, será ministrada a palestra “Aspectos transculturais da tradução bíblica e da obra missionária”, a ser conferida por Paulo César Duarte de Oliveira, coordenador de Missiologia da Área das Américas da Associação Linguística Evangélica Missionária (ALEM) e da Aliança Global Wycliffe.

Mais informações sobre inscrições e programação do VIII Fórum de Ciências Bíblicas podem ser obtidas aqui.

VIII Fórum de Ciências Bíblicas 

Data:21 e 22 de junho 
Horário: das 14h30 às 21h30 
Local: Centro de Eventos – Museu da Bíblia Av. Pastor Sebastião Davino dos Reis, 672 – Vila Porto – Barueri (SP) 
Inscrições: R$ 30,00 (grupos com mais de dez pessoas têm 50% de desconto) 
Informações: (11) 3474-5827